Brasil registra 4 tentativas de fraudes online por minuto

Em 2021, o Brasil registrou uma média de 3,7 tentativas de fraudes online por minuto entre 9h e 20h, período em que ocorrem 70% das tentativas de fraude no país. Os dados são do levantamento Device Fraud Scan 2022, concluído em março de 2022 pelo AllowMe, plataforma de proteção de identidades digitais com mais de 80 milhões de dispositivos móveis em sua base.

• 70% das tentativas de fraude registradas em 2021 continham 2 ou 3 comportamentos suspeitos;

 • Em 2021, meio milhão de contas falsas foram abertas com e-mails vazados no Brasil;

• 63,76% das fraudes ocorrem no momento do login.

Ao todo, foram analisadas mais de 155,6 milhões de transações da plataforma do AllowMe em 2021. O estudo mostrou que os segmentos financeiros estão no topo da lista daqueles que mais sofrem fraudes online no Brasil. Programas de fidelidade, instituições financeiras, fintechs, avaliações online e criptomoedas, nesta ordem, são os que mais registraram tentativas de fraude ao longo de 2021.

O Device Fraud Scan 2022 escaneou o comportamento do fraudador brasileiro, analisando mais de 155,6 milhões de transações da plataforma do AllowMe em 2021. Além de mapear os segmentos que mais sofrem fraudes, o levantamento do AllowMe identificou, ainda, os horários com maior incidência de fraudes, as fraudes mais aplicadas em cada segmento, entre outros dados que ajudam a entender o cenário de cibercrimes no Brasil.

Com uma análise do dispositivo que identifica o comportamento do fraudador é possível não apenas impedir que uma fraude ocorra, como antecipar qual o tipo de golpe pretendido, auxiliando na escolha de qual ação preventiva deve ser tomada.

O horário com maior número de transações ― às 11h ― é também aquele em que acontece a maioria das tentativas de fraude, 6,2% do total. Já entre 21h e 8h, a média cai para 1,6 fraude por minuto.

“Com uma abordagem device centric, nós do AllowMe prevenimos fraudes, protegemos identidades digitais e reduzimos a fricção tornando as jornadas digitais mais seguras e simples”, diz Pamella Prevedel, head de produtos do AllowMe. “Este estudo é importante porque mostra que, ao realizarmos uma análise comportamental, conseguimos identificar atitudes suspeitas e ajudarmos as empresas a tomarem as melhores decisões de maneira bastante transparente.”

A maior parte das tentativas de fraude (63,76%) ocorre no momento do login, ou seja, quando o usuário coloca seus dados cadastrais para acessar sua conta em um site ou aplicativo, por exemplo. Em segundo lugar (26,93%) aparece o momento do cadastro e, por fim, com (9,21%), o momento das transações.

Fonte: Terra