Contaminação nos canteiros de obras caem pela 2ª semana seguida

27/08/2020 | 15:48 – O SindusCon-SP e o Seconci-SP divulgaram os resultados da 15ª edição da pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, que mostra queda, pela segunda semana seguida, nos casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo novo coronavírus nos canteiros de obras. Esta rodada do levantamento teve a participação de 41 empresas, responsáveis por 521 obras, que totalizam 34.122 empregos diretos e terceirizados. A apuração ocorreu entre 13 a 19 de agosto.

Conforme a pesquisa, 0,8% dos trabalhadores havia sido afastado por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, e 0,2% deles foi confirmado com a doença. Na pesquisa anterior, os números eram de 1,2% para afastamentos e 0,4% para casos confirmados.

No período, foi constatada a existência de 517 obras em andamento e 4 paradas, com 96% do pessoal operando de maneira ativa. Todas as empresas adotam medidas como aferição de temperatura corporal, higienização das mãos, orientações diárias sobre prevenção, demarcação de áreas de vivência e fornecimento de máscaras para o transporte.

Além disso, 93% das empresas realizam a limpeza dos equipamentos e ferramentas, distribuem máscaras extras para utilização na obra e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições.

Na análise dos presidentes Odair Senra, do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, do Seconci-SP, o fato comprova a eficácia das medidas de prevenção adotadas pelas empresas e seus trabalhadores, que devem ser constantemente reforçadas.

Senra e Ishikawa chamam a atenção para a necessidade de participação constante dos trabalhadores no engajamento à prevenção. “A pandemia não acabou e é preciso reforçar permanentemente o rigor na observância dos cuidados no canteiro, nos trajetos e em casa”, dizem.

Os interessados em participar do levantamento podem enviar um e-mail para [email protected] A entidade entrará em contato para a inclusão da empresa na enquete, garantindo total sigilo sobre as informações.

Texto: Yuri Mulato

Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/noticias/contaminacao-nos-canteiros-de-obras-caem-pela-2-semana-seguida/20366