A ligação física entre as cidades de Presidente Franco (PY) e Foz do Iguaçu (BR) está quase finalizada. Agora restam apenas 50 metros para completar a seção central da Ponte de Integração.Foto: MOPC.
Esta segunda ligação rodoviária entre Paraguai e Brasil, é financiada pela Itaipu por cerca de USD 84 milhões. A construção está atualmente 90% concluída.
De acordo com o relatório fornecido por técnicos da Diretoria de Coordenação Binacional, os segmentos serão unidos antes de setembro e o projeto será concluído no último trimestre do ano.
Os segmentos são peças pré-fabricadas mistas (metal e concreto) que irão moldar a futura pista da ponte. A colocação destas estruturas começou em outubro de 2021, iniciando assim o chamado avanço livre na área central da nova passagem de fronteira. Um total de 37 segmentos metálicos serão instalados, 18 em cada lado do rio Paraná e um no centro (ligando ambos os lados).
Cada peça, que foi pré-fabricada no local da construção, pesa 95 toneladas e tem 11,90 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. O segmento de conexão terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados por cordas de amarração; eles também são complementados com concreto.
O vão central consistirá de um convés apoiado – em vários pontos ao longo de seu comprimento – por cabos fixados à caixa de balanço. A futura conexão rodoviária terá 760 metros de comprimento, com um vão central de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura.
FONTE By Luciana Guimaraes12 July 2022 – CONSTRUÇAO LATINO AMERICANA