Com mais de 2 mil km de trilhos, ferrovia Norte-Sul é inaugurada

Evento de inauguração ocorre nesta sexta-feira (16) em Rio Verde (GO)

fonte: Assessoria de Imprensa

O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inauguram nesta sexta-feira (16) a Ferrovia Norte-Sul (FNS), ligação ferroviária entre São Paulo e Maranhão que vai impulsionar o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do Brasil.

O empreendimento tem 2.257 km de trilhos e permite o escoamento da safra do Centro-Oeste e do Sudeste pelo Arco Norte.

A ligação total da FNS ocorre com a inauguração do Tramo Central, no Terminal Rodoferroviário da concessionária Rumo, localizado no município de Rio Verde (GO). Agora, a ligação férrea entre Estrela D’Oeste (SP) e Açailândia (MA) está 100% operacional.

A estrada de ferro foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de cargas no país.

A FNS está dividida em três tramos: o primeiro (Tramo Norte), entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), tem 720 km de extensão e se encontra em operação comercial pela subconcessionária Ferrovia Norte Sul desde 2007.

O segundo é o tramo compreendido entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) (Tramo Central), com 855 km de extensão e que se encontra em operação com movimentação de carga pela Valec desde 2015.

O terceiro é o tramo compreendido entre os municípios de Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela d´Oeste (SP) (Tramo Sul), com 682 km de extensão, cujas obras estão em fase final.

Será o maior polo de carga de toda a Ferrovia Norte-Sul, situado próximo aos municípios de Rio Verde, Santa Helena, Jataí, Edéia e Quirinópolis.

Em 2019, a ANTT realizou o leilão para subconcessão do Tramo Central da Ferrovia Norte-Sul, por 30 anos, situado entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), nos trechos entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO) e Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela d’Oeste (SP), trecho que faltava para conectar e finalizar a ferrovia de ponta a ponta.