De tabu a crise, saúde mental não pode mais ser ignorada por empresas

Por Laura Pancini

Fonte: https://exame.com/tecnologia/de-tabu-a-crise-saude-mental-nao-pode-mais-ser-ignorada-por-empresas/

Para empresas, a alta em afastamentos indica que é preciso buscar outra solução. Dados da última edição do Fórum Econômico Mundial apontam que companhias em todo o mundo perdem cerca de 2,5 trilhões de dólares em produtividade, com faltas no trabalho e rotatividade.

A mudança está em mental healthtechs como a Vittude, referência brasileira em psicologia online que desenvolveu uma solução completa de saúde mental para organizações; e a Bee Touch, startup que mensura e prediz riscos psicossociais por meio do uso de dados e da tecnologia. 

Para Tatiana Pimenta e Ana Carolina Peuker, CEOs e cofundadoras de cada empresa, respectivamente, o trabalho é sobre a prevenção do adoecimento mental. “Com a covid, os sintomas agravaram. É como se tivesse colocado uma lupa naquilo que já existia”, disse Peuker àEXAME.

“Houve aumento nos casos de TOC, compulsividade alimentar, abuso de álcool e drogas”, relata Pimenta sobre a pandemia, além dos casos de ansiedade e depressão. A fundadora da Vittude também revelou que os funcionários mais afetados tendem a vir dos segmentos de tecnologia, varejo, publicidade ou serviços.