Rodovias: O modal do desenvolvimento

Fonte: Acessória de imprensa

Não é de hoje que a infraestrutura rodoviária é primordial para o transporte no país. Atualmente, as rodovias contribuem com aproximadamente 60% das cargas transportadas no Brasil, mas a malha pavimentada mantém-se estacionada em um índice de aproximadamente 25 km de rodovias pavimentadas para cada 1.000 km² de área, o que corresponde a apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional.

E, mesmo nessa extensão já pavimentada, ainda há muito por fazer. Segundo Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 59% dos 108.863 km rastreados pela Pesquisa CNT de Rodovias em 2019 não apresentavam condições favoráveis ao tráfego. Em 2018, quando foram pesquisados 107.161 km, o percentual foi de 57%. “A situação do pavimento revelou problemas em 52,4% da malha, assim como ocorreu na geometria da via (76,3%) e na sinalização (48,1%)”, recorda o especialista. “Em 2018, essa avaliação foi de 50,9%, 44,7% e 75,7%, respectivamente.”

Além disso, o diretor ressalta que, neste ano, o contingenciamento levou os recursos reservados à infraestrutura de transportes do país ao seu menor volume desde 2011, com investimento aprovado de apenas R$ 7,4 bilhões. Isso, inevitavelmente, tem reflexos deletérios para o modal.

De maneira geral, as precárias condições das rodovias impactam diretamente nos custos do transporte. Estima-se que, em 2019, as inadequações do pavimento resultaram em uma elevação média de 28,5% do custo operacional para as empresas de transporte rodoviário de carga, com maior acréscimo na região Norte (38,4%), como explica o executivo da CNT. “A solução para esses problemas passa, necessariamente, pela retomada dos investimentos públicos nas rodovias”, comenta Batista. “Apesar de relevantes, somente os aportes privados não serão suficientes para promover as adequações necessárias.”

Especificamente na malha rodoviária federal sob gestão pública, os dados disponibilizados pelo governo mostram um avanço tímido. Entre 2019 e 2020, foram construídos apenas 315,4 km de rodovias, o que representa um acréscimo de 0,6% aos 52.916,2 km de malha existentes em 2018.

Mais que isso, a extensão total das rodovias federais (sob gestão pública e concedida) cresceu somente 2,6% nos últimos dez anos.

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